Organizada e sediada pelo Centro Cultural Europeu (ECC), uma organização sem fins lucrativos comprometida em promover cultura por meio de intercâmbios internacionais, a sexta edição da exposição Time Space Existence "chamará a atenção para as expressões emergentes de sustentabilidade em suas diversas formas, que vão desde um foco no ambiente e paisagem urbana até as conversas em curso sobre inovação, reutilização, comunidade e inclusão".
Arquitetos, designers, artistas, acadêmicos e fotógrafos de 52 países se reunirão para explorar e contemplar os conceitos filosóficos de tempo, espaço e existência, por meio de diferentes meios e perspectivas diversas. Destacando um total de 217 projetos, a exposição ficará disponível de 20 de maio a 26 de novembro de 2023, no Palazzo Bembo, Palazzo Mora e nos Jardins da Marinaressa, em Veneza, durante a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023. Ao longo dos seis meses de abertura, a exposição será complementada por um programa de palestras, conferências e workshops.
Criando uma exposição que visam reimaginar novas formas de viver e repensar a arquitetura no contexto atual, a edição de 2023 é uma resposta direta à questões como mudanças climáticas, justiça social, tecnologia de construção digital, descarbonização da indústria da construção, etc. Focada na ideia de que "nosso lar, nossos arredores e nosso planeta estão sob pressão, nos instigando a trabalhar juntos para explorar um caminho sustentável para o futuro", a apresentação de arquitetura organizada a cada dois anos tem como objetivo se tornar essencialmente uma plataforma de intercâmbio e experimentação, um diálogo entre participantes que trabalham em diferentes disciplinas. Na verdade, estabelece um workshop vivo, onde praticantes de todo o mundo podem trabalhar juntos e apresentar suas próprias visões.
Com nossa exposição de arquitetura, continuamos a pesquisa sobre os tópicos fundamentais de tempo, espaço e existência. Começamos este projeto em 2011 com a ideia de reunir em Veneza um grupo de arquitetos, designers, acadêmicos e outras pessoas criativas trabalhando em disciplinas diferentes e para promover a troca entre culturas e iniciar um diálogo envolvente. Com esta exposição, esperamos proporcionar a todos a oportunidade de descobrir diferentes vozes e perspectivas sobre arquitetura, ao mesmo tempo em que aumentamos a conscientização sobre os problemas fundamentais na arquitetura contemporânea. -- Rachele De Stefano, Chefe de Arquitetura da ECC Italy
Conheça mais sobre os contribuintes deste ano com texto do ECC e, para a lista completa de participantes, confira o site oficial da exposição Time Space Existence.
Tecnologia de construção digital
Com o objetivo de investigar soluções livres de carbono, a estrutura de concreto filigrana da Universidade de Stuttgart demonstra como construções leves podem contribuir para a descarbonização da indústria da construção. Por outro lado, estúdios e grupos de pesquisa apresentam novas técnicas e materiais de construção tecnologicamente inovadores que podem sustentar as cidades do amanhã. O ETH Block Research Group em colaboração com a Digital Building Technology explora a pré-fabricação no local utilizando material de subproduto, enquanto a Universidade de Princeton, juntamente com a SOM, utiliza a realidade aumentada para criar uma abóbada autoportante.
Emergência climática: migração e deslocamento climático
Investigando maneiras de melhorar os impactos da atual crise de custo de vida e abordar a necessidade de justiça social e espacial.
A Norman Foster Foundation (NFF) e a Holcim apresentam o Projeto de Pesquisa Essential Homes, uma proposta para fornecer a pessoas deslocadas casas seguras, confortáveis e dignas. Projetado pela Norman Foster Foundation e construído com soluções sustentáveis da Holcim, o projeto abre a conversa sobre como tornar edifícios sustentáveis acessíveis a todos. Rafi Segal e Susannah Drake examinam a ameaça que as mudanças climáticas representam para a existência das comunidades de Miami, estudando o legado da segregação racial no sul da Flórida. Para lidar com o problema do deslocamento de pessoas devido a motivos políticos ou desastres naturais, a Hariri & Hariri projeta PODs dobráveis pré-fabricados que são acessíveis e seguros, enquanto o Civic Data Design Lab do MIT colaborou com o Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o Instituto de Política de Migração (MPI) das Nações Unidas para esboçar visualizações interativas que ilustram descobertas críticas sobre as causas da migração. Outros projetos examinam as tensões entre o ambiente urbano construído e a natureza ao redor, identificando oportunidades de convivência e estabelecendo um diálogo com a cultura local. Todas essas realidades e pressões estão mudando como vivemos e percebemos nossos arredores. Counterbalance da Snohetta é uma instalação in situ nos Jardins da Marinaressa, um mobiliário coletivo em diálogo com a laguna veneziana e o ambiente natural que eles descrevem como sendo um banco, um balanço, um quarto, um instrumento, um artefato e uma loucura ao mesmo tempo, enquanto a Gerber Architekten demonstra diferentes atitudes e abordagens ao lidar com a paisagem, tornando o edifício um mediador entre a estrutura urbana e o ambiente natural.
Soluções para uma vida melhor
Criando espaço para discussão, celebrando mulheres na arquitetura e talentos emergentes, e retratando novos cenários para nossas cidades
O projeto Reconceptualizing Urban Housing reúne nove práticas lideradas por mulheres de todo o mundo: Adengo Architecture, Alison Brooks Architects, Dubbeldam Architecture + Design, Eleena Jamil Architect, Fernanda Canales Arquitectura, Manuelle Gautrand Architecture, Mecanoo, Meyer-Grohbruegge e Studio Gang investigam como a habitação coletiva urbana pode ser mais habitável e como pode ser garantido que o design da habitação irá melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos habitantes. Olhando para o atual tecido urbano de Teerã, o Studio Pouisti oferece uma alternativa aos modelos convencionais de habitação e densidade urbana, propondo um fluxo vertical entre o skyline do prédio e sua base. De maneira mais utópica, o artista Pedro Friedberg imagina uma cidade onde todos os problemas são resolvidos em um sonho de amor. Cada uma de suas obras apresenta uma série de elementos que funcionam como um teatro semiótico da civilização.
Por fim, o Centro Cultural Europeu se uniu ao EUmies Awards - Young Talent 2023, apoiando o talento de arquitetos, urbanistas e paisagistas recém-formados, que serão responsáveis por transformar nosso ambiente no futuro. Os resultados da edição deste ano serão apresentados como um evento paralelo da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza com uma exposição intitulada The Laboratory of Education (O Laboratório da Educação). A mostra abrirá em 20 de maio e funcionará até 26 de novembro de 2023 no local histórico do Palazzo Mora do Centro Cultural Europeu. Uma cerimônia de premiação e debate completará a exposição e acontecerá em 29 de junho de 2023, no Palazzo Michiel.
Title Time Space Existence
- Locais: Palazzo Bembo, Palazzo Mora e Marinaressa Gardens, Veneza, Itália
- Promotor: Centro Cultural Europeu
- Organizadores: Benedetta Bianchi, Elisa Dallanoce, Sara Danieli, Rachele De Stefano, Hadi El Hage, Bérénice Freytag, Ilaria Marcatelli, Vittoria Mastrolilli, Lucia Pedrana, Martina Rodella, Lucia Trevisan, Suzanne van der Borg, Elena Volpato.
- Período: 20 de maio a 26 de novembro de 2023
- Inauguração: 18 a 19 de maio de 2023
Evento Paralelo: Mies van der Rohe Awards – EUmies Awards
- Venue: Palazzo Mora, Veneza, Itália
- Parceiros: Fundacio Mies van der Rohe, União Europeia, Centro Cultural Europeu
- Período: 20 de maio a 26 de novembro de 2023
- Cerimônia de Premiação: 29 de junho de 2023 no Palazzo Michiel em Veneza
Convidamos você a acompanhar a cobertura abrangente do ArchDaily sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023: O Laboratório do Futuro.